domingo, 8 de janeiro de 2012

Tangga House

Hum, domingo de sol, tempo livre, calor de 489ºC nessa cidade... dá vontade de cair na piscina! Mas... piscina é para quem pode! E tem gente que pode muito!
Dá uma olhada nesse projeto do escritório GuzArchitects e fala se não dá vontade de entrar nessa piscina? ou melhor... não dá vontade de morar numa casa assim?


Essa casa está em Holland Village em Singapura e foi finalizada em 2009. O projeto todo é interessante com uso de muita vegetação, madeira, pedra e cores neutras na edificação. Os arquitetos também utilizaram o sistema de "teto verde" que consiste em fazer um jardim suspenso nas lajes de cobertura para ajudar no controle térmico das áreas interiores. A planta da casa é em forma de L criando assim um pátio central. Todos os ambientes possuem uma varanda voltada para esse pátio central onde se pode ver o eixo de entrada da casa marcado pela escada no pé direito duplo, toda a vegetação e a piscina. O pátio central é "completado" com uma especie de marquise em L, em posição oposta à planta da casa e que acompanha a piscina. Será que deu para entender?




Agora, o mais legal do projeto é essa piscina com duas profundidades e três funções:

1. Piscina - óbvio
2. Espelho d'água
3. Serve como um grande "aquário" para uma sala íntima no subsolo

A piscina tem um sistema de borda infinita e todo fechamento dela é em vidro transparente que nos dá a sensação de um bloco de água deitado tranquilamente na grama.





Um comentário: