terça-feira, 14 de setembro de 2010

Deserto do Atacama

Um pouco mais recuperada segui com os passeios no dia seguinte. Me preparei para conhecer o Valle de la Muerte e o Valle de la Luna, mas antes um panorama sobre o deserto do Atacama.

Paramos em uma espécie de mirante, onde podemos ver todo o deserto e pequenos oásis espalhados por ele, caminhos marcados por automóveis criam linhas sem fim no solo de terra e pedra. É difícil imaginar como alguém pode andar por ali, mas eu vi muita gente fazendo trekking a pé e de bicicleta...

O Atacama é o deserto mais seco e com maior altitude do mundo, dizem os estudiosos que algumas regiões podem ficar até 400 anos sem um chuvisco. O deserto é extremamente árido porque a cordilheira dos Andes funciona como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da região da Amazônia, e a umidade do Pacífico também não atinge o deserto por causa da sua altitude. Esse ar seco proporciona vermos a olho nú distâncias kilometricas, podemos ver até um pedacinho da cordilheira que divide o Chile da Bolívia e da Argentina.

A vista é linda e a gente se sente pequeno diante tanta grandiosidade...





Nenhum comentário:

Postar um comentário