terça-feira, 14 de setembro de 2010

Geiseres El Tatio

Acordei as 3:00h da manhã porque a van estava programada para me buscar as 4:00h no albergue, como na noite anterior eu passei mal por causa da altitude, acabei pegando no cochilo muito tarde (nem digo sono porque aquilo não foi dormir). Preparei minhas coisas e tratei de me agasalhar bem porque haviam me falado que era muito frio lá fora de madrugada.

Esperando a van no albergue conheci uns rapazes que seguiam para o mesmo passeio, mas em outra van, adivinha de onde eles eram? Sim, todos brasileiros - e eu querendo praticar meu espanhol! Quando chegamos em El Tatio, depois de uma viagem de 1 hora e meia mais ou menos, o sol já estava aparecendo. Desci da van e senti o que é frio de verdade! estava fazendo -11º C. Fomos para uma casinha tomar um café e o motorista ofereceu chá de coca para os que podiam passar ou estavam passando mal com a altitude, eu tomei e sinceramente não senti efeito de nada.

Quando o sol saiu a temperatura caiu mais e foi para -15º C, nessa hora eu já não sentia mais nada. Víamos os raios de sol atravessando a fumaça que se forma com o calor das águas dos geiseres, é lindo, não dá para descrever em palavras e aí você vê toda aquela natureza interagindo e pensa como Deus cria essas coisas tão belas. Vimos os geiseres em atividade e... achei meio... mixuruca as colunas de água que saem do chão, acho que o mais alto que eu vi tinha 1,5m de altura.

Apesar disso, os geiseres são uma boa pedida de passeio porque é diferente de tudo. Eles ficam em uma bacia geotérmica em mais ou menos 4.320m de altitude, alto prá chuchu. No centro do "parque" tem uma piscina natural e a água pode chegar a 35 graus em um dos lados, nessa piscina as pessoas podem entrar para se banharem, mas coragem é tirar a roupa para entrar na água. Eu não entrei porque não levei roupa de banho e também porque estava com muita falta de ar e sentindo um cansaço extremo, eu caminhava 30 metros e parecia que eu tinha corrido 50 kilômetros, é uma sensação muito esquisita.


Na volta dá para ver a beleza do caminho. Vimos também algumas llamas e guanacos que passeiam livremente ao redor da estrada. Apesar do 1,5m de coluna de água, o passeio vale muito a pena!

Um comentário:

  1. Esse lugar é realmente lindooooo... e agora você tem mais fotos para postar. Beijo.

    ResponderExcluir