segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Laguna Cejar I

Esse passeio vale muuuuuuito a pena. As cores, o céu, o deserto, o caminho, tudo é fascinante! Saímos as 15:00h da cidade e seguimos por mais ou menos 1 hora em uma van, recheada de brasileiros, para os lagos. Pela estrada não tem nada para ver, só pedra, mas quando chegamos no primeiro lago, é lindo.

A Laguna Cejar está localizada no planalto andino do norte do Chile e essa é a parte mais baixa e mais úmida do deserto do Atacama. A presença de sal precipitado dos lagos é tão alta que poremos andar em cima desse puro sal e a presença de água se limita à alguns pontos que formam esses lagos. Antigamente a região da Laguna Cejar e Piedra era utilizada para atividades de pasto, mas não imaginem um solo todo verdinho e bonitinho, é uma vegetação rasteira meio amarelada.

Nas bordas dos lagos se formam umas crostas de sal, é muito bonito ver aquela água cristalina com essas placas de sal cristalizado nas bordas e depois um azul claro que vai ficando bem profundo. É lindo ver tudo isso em meio uma paisagem tão árida no deserto.


Lago a frente, vegetação rasteira e o vulcão Likankabur ao fundo

Sal cristalizado na borda do lago


Nenhum comentário:

Postar um comentário