segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pukará de Quitor



No primeiro dia em San Pedro, conheci a vila e comprei os passeios. Na rua principal tem várias agências de turismo e não vai pensando que é uma agência com atendimento vip, é tudo muito simples. Tem que pesquisar bastante porque de agência para agência os preços mudam e mudam muito e se for pagar en efectivo (dinheiro vivo) sai mais barato.

Nessa agência conheci um casal de chilenos que estava com o filho e um colombiano. O dono da agência nos sugeriu um passeio para Pukara de Quitor, um lugar a 3km (mais ou menos 10 minutos de carro) de San Pedro.

Pukará de Quitor é um sítio arqueológico pré-colombiano e foi proclamado monumento nacional em 1982. Pukará é um forte construído pelos atacamenhos para se defenderem do povo Inca e depois foi utilizado pelos Incas para se defenderem dos espanhóis por aproximadamente 20 anos.

Chegando lá, tínhamos que pagar para subir e conhecer o forte e as ruínas das casas em dois circuitos, um menor e um outro mais alto. Começamos a subir e só se via pedra e mais pedra, aí fiquei pensando no investimento, mas lá no topo valeu a pena porque podemos ver toda a cidade de San Pedro. Podemos ver também os vulcões Licancabur, Lascar e Corona e todo o deserto. Vale muito a pena.

Cheguei exausta do primeiro circuito e decidi não encarar o segundo, até porque estava um super sol e a tarde eu ainda ia para a Laguna Cejar, no fim a chilena e eu acabamos esperando o restante do pessoal na base.


Subindo o primeiro circuito

Ruínas das "casas" e forte

Vista de San Pedro de Atacama e o deserto ao fundo


Vista do vulcão Licancabur (lindo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário